Cerca de 60 moradores das quadras HIGS 706 e 705 se
reuniram, no dia 20 à noite em uma das nossas casas, com o Administrador de
Brasília, Jean Carmo Barbosa, que precisava conhecer de perto nossa realidade,
e a Deputada Federal Érika Kokai, que destinou uma verba parlamentar de quase 2
milhões para iluminação e calçamento das quadras da Asa Sul.
A reunião começou, de fato, às 20h. Nesse momento, já éramos em torno de 60 moradores das quadras HIGS 706 e 705.
Durante meia hora, apresentamos em um telão a situação de nossas quadras, mostrando que, apesar da bem-vinda obra da nossa Praça em 2013, ainda temos calçadas e estado precário, iluminação insuficiente e insegura, além da possibilidade iminente de que a ciclovia venha cortar nossa futura quadra de vôlei (que o GDF está devendo).
O Administrador disse que já havia recebido nossa reclamação quanto ao trecho da ciclovia que desce da W4 à W3 pela Praça e passa sobre o lote da nossa futura quadra de vôlei / tênis, e se comprometeu a suspender sua construção. Reconheceu a urgência de uma reforma das calçadas e a necessidade da inserção de mais postes de iluminação nas áreas verdes, mas não teve como dizer quando isso será feito. Reconheceu também a legitimidade da quadra de Vôlei/Tênis, que existia antigamente como quadra de Vôlei de areia (portanto, faz parte do tombamento) e informou que a obra da praça ainda não foi entregue ao GDF. Afirmou ainda que vai procurar a CEB para providenciar a ligação dos postes de iluminação de concreto.
A Deputada Érika Kokai afirmou que sua emenda parlamentar é destinada genericamente à Asa Sul, mas que pode ser feito um acerto com o GDF para especificar as quadras a serem contempladas com novos postes de iluminação e reforma do calçamento. Reafirmou seu compromisso com o tombamento da cidade e a preservação do título de Patrimônio Cultural da Humanidade conferido à Brasília pela Unesco e sua luta ao lado dos moradores das quadras 700 contra às atividades comerciais em residências.
Além do prefeito da HIGS 706, também estava à mesa a presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Verônica, que comentou a ótima iniciativa do Administrador de criar um "conselho consultivo", composto por 5 membros indicados pelo CCAS que, mesmo sendo de caráter informal, poderá mostrar à Administração de Brasília o que pode ser feito por Brasília.
Muitas outras questões forram levantadas pelos demais moradores das duas quadras, mas poderão ser melhor informadas pessoalmente.
A reunião terminou pouco antes das 22h30, mas depois disso, levamos o Administrador até nossa Praça para que ele visse pessoalmente os problemas a serem resolvidos.
Veja, abaixo, o que apresentamos no telão aos convidados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário